sexta-feira, 30 de maio de 2008

Comentário dos episódios 13 e 14

Tudo acontece por um motivo, todas as coisas. Seja elas causadoras de pequenas ou grandes consequências. Lost realmente me fez pensar sobre isso. O que poderia ser mais surpreendente do que um grupo de pessoas sobreviverem a uma queda de avião? Principalmente em um lugar onde o inusitado acontece, onde tudo pode acontecer, onde cada detalhe tras consigo uma enorme explicação. Não sei mais ao certo o que pensar sobre o futuro da trama, não sei mais pensar sobre o presente dos personagens, não sei mais o que pensar sobre o passado da história.

"There's no place like home" título interessante para o episódio, passamos o episódio inteiro sem saber ao certo onde é o lar referido, a ilha repleta de mstérios que possui uma grande ligação com o passado de cada personagem buscando explorá-lo e confrontá-lo diante dos seus piores medos e segredos, ou o mundo lá fora, onde muitos possuem família, casa, vida, porém, uma vida incerta e muitas vezes cruel. A vida de cada personagem é relacionada a suas atitudes no presente, seja a de Sun pedindo perdão por suas atitudes no passado querendo salvar a vida de seu marido, seja a de Jack, onde toda sua vida buscou consertar as coisas e achar que está no caminho certo até o fim incerto. Todos os personagens conseguiram de certa forma mostrar todo o seu caminho em atitudes.

Começamos com cada grupo separado na ilha, o Jack com o Sawyer indo resgatar o Hurley, que este estava com o Locke que por sua vez tinha sido encarregado de entrar na Orquídea e esperar uma segunda ordem do Ben que era mantido prisioneiro por Keamy e seu grupo, todos a mando de Charles Widmore. Kate e Sayid estavam sendo mantidos prisioneiros pelo grupo dos outros, no momento a mando de Alpert (tipo um vice-líder). Após resgatarem Ben e supostamente matarem Keamy, Ben teve seu único segundo de "redenção" os deixando ir no helicóptero, mas que logo seria anulado pelo seu ato de vingança e egoísmo ao matar Keamy permitindo que a bomba fosse ativada. Sobre a atitude de Ben, a única coisa que pra mim foi possível enxergar, é que a única pessoa que ele se importava era Alex, e agora, uma vez que ela está morta, nada o impede de fazer o possível para conseguir o que quer exceto arriscando a própria pele. Descobrimos o motivo dos Oceanic Six mentirem sobre a ilha e os outros sobreviventes, qual era a outra pessoa mencionada por Sun que era culpada pela morte de seu marido e a razão de Ben ter aparecido do nada no Deserto do Sahaara.

Te todas as coisas as que eu menos esperava foram o cargueiro explodindo e matando Michael (não sabemos se o Jin realmente morreu), o encontro precoce de Desmond e Penny (não sabia que o Desmond saíria da ilha também e muito menos que fosse resgatado pelo seu amor), e sem dúvida a maior de todas: A ilha sendo movida no tempo e no espaço. Eu já sabia de quem era o corpo no caixão a um tempo atrás (ao contrário de muitos que com certeza ficaram extremamente surpresos) mas não é possível negar o frio na barriga que foi ter a confirmação de quem era essa pessoa. Dúvidas surgiram: Claire está morta (o sonho de Kate )? Para onde foram todos os habitantes da ilha, Juliet, Sawyer, Charllote, Miles, Daniel, Rose, Bernard e outros? Será possível Locke ressussitar?

Lost é a típica série que quanto mais você vê, mais mistérios são criados e visto isso, diante de tantas outras perguntas, ficou a senssação de agústia misturada com ansiedade depois de infelizmente lembrar que Lost acabou e se quisermos mais, teremos que esperar mais 8 longos meses pela frente ou nos contentarmos em rever e rever os episódios como alguém que revê as fotos de um amigo enquanto ele faz uma longa viagem em algum lugar desconhecido.

Um comentário:

Unknown disse...

os ultimos episodios da serie 'theres no place like home' partes 2 e 3 tinha tudo pra ser considerado incompleto ou superficial...
no entanto, mais uma vez, os produtores da serie mostraram q foram capazes de encaixar todos os detalhes do presente e futuro dos personagens por meio da inovacaum dos 'flashforwards', utilizados inumeras vezes ao longo da temporada...
agora soh nos resta ter paciencia e esperar pra q a producaum de lost conclua essa historia repleta de misterios