sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cena a cena - analisando o episódio.

Todos nós, que assistimos ao episódio, estamos de ressaca depois de sermos bombardeados de uma dose de suspense, drama, surpresa, angústia e revoltas nos últimos episódios da quarta temporada de Lost. Tudo aconteceu tão rápido, e de uma forma tão dinâmica que fica difícil nos apegarmos á detalhes tão cedo, porém algumas coisas ao meu ver mereçem um destaque maior, pois podem significar respostas nas duas temporadas que seguem, outras apenas uma curiosidade de momento.
Abaixo seguem determinadas imagens de cenas desses dois episódios com o meu comentário e observação em cada uma delas. Todas as respostas que não foram dadas nos episódios são meras idéias e especulações minhas. Espero ter conseguido falar de todas:

1ª Cena
Quem diria que a Kate ia ter um acesso de descontrole jogando tudo que estava sentindo no momento para fora logo depois do que vimos ao final da terceira temporada. Mas nada mais justo para ela no momento, pois depois do próprio Jack ter feito de tudo para os tirá-los de lá, sempre com o mesmo discurso de que o lugar pra eles nunca foi a ilha, e até puxando o gatilho numa descussão contra o Locke.
Mas parece que o Locke saiu da ilha e deu uma passada para rever todos os Oceanic Six, pedindo para que voltassem justificando sua passagem ao dizer que a ilha não era mais a mesma. O que teria acontecido? Bom, não importa o que seja (algo que só descobriremos na próxima temporada), apenas o Jack concordou com ele, e agora tem a difícil missão de convencer a todos sozinho, uma vez que o Locke está morto.

2ª Cena
Bom, esse foi mais um plano magnifico do Ben? Ou seria Alpert usando toda a sua capacidade "Benjaminiana" de ser? O que mais importa é que depois deste tiroteio de Mercenários x Outros, eu me deiconta que pela primeira vez estavamos torcendo pelo grupo dos outros, mas também, contra Keamy qualquer um seria o bonzinho da história. Vale destacar também que foi neste momento que uma das bala atinge o helicóptero e que ocasionaria muitos problemas futuros ao pessoal da ilha.

3ª Cena
Esse foi o momento da mentira do Hurley. Quando Walt e sua avó foram visitá-lo no Hospício em que está instalado, Walt fala que ninguém foi dos losties vê-lo ao voltarem para casa. Diz também que o "Jeremy Bentham" (falso nome de Locke) foi visitá-lo (poderia ser uma dica de que Walt também é necessário na ilha além dos Oceanic Six), mas além disso ele diz que não entende por que estão mentindo sobre tudo isso, Hurley explica que é para proteger todos que não voltaram, daí Walt pergunta: Como meu pai? E Hurley afirma: Como seu pai. Uma vez que Michael está morto. Será que Hurley quis poupar Walt da verdade cruel ou somente empurrar a difícil missã de contar a verdade para outra pessoa?

4ª Cena
Esse foi o momento em que todos estavam esperando, o por que dos Oceanic Six estarem mentindo sobre a ilha e os outros sobreviventes. Finalmente "descobrimos" o motivo, apesar de ter sido previsível para algumas pessoas.
Para mim, esse foi um dos momentos mais importantes do episódio. Foi o momento cara à cara, Locke x Jack. Um momento que pra muitos passou como outra cena qualquer, esse momento foi muito mais que outra cena qualquer, foi o último diálogo entre x ciência. Foi a última coisa que duas pessoas que possuem muito em comum e muito em incomum de tentarem convencer um ao outro do que eles acreditam. Se eu tivesse que nomear esse momento com uma frase eu diria: "There's no place like home", o título do episódio, ambos se confrontando de onde é o lar em questão, onde devem peranecer, e diga-se de passagem, sempre estive com o Locke.

5ª Cena
Somente uma curiosidade sobre essa cena. Por um momento, me pareceu que o Michael sempre foi apaixonado pela Sun. Posso estar totalmente errado, mas logo após ela dizer que estava grávida, o Michael fez uma cara de descontentamento.
Vale lembrar que ambos quase se beijaram uma vez (para quem acompanhou os Missing Pieces), em uma cena em que Sun está enterrando sua carteira de viagem (que usaria para fugir de Jin, um pouco antes de entrar no avião 815), e com ela, enterrando o seu passado.

6ª Cena
Uma das cenas que prometem ser exploradas na quinta ou sexta temporada, foi o momento em que Faraday fala a Charlotte e Miles que ambos precisam estar dentro do bote em dez minutos, Miles logo fala que não irá, porém, Charlotte aceita a proposta de Faraday, mas logo depois que Faraday sai, o Miles fala para Charlotte: "É engraçado que depois de tanto tempo tentando encontar a ilha você queira sair dela." Seria essa uma dica de que a Charlotte tem alguma ligação com esse lugar? Muito estranho tamém é que depois desta cena, a Charlotte repensa e diz ao Farada que não irá com ele usando esse argumento: "Faria algum sentido se eu dissesse que aínda estou procurando o lugar onde nasci?" O que isso poderia significar? Que a Charlotte nasceu na ilha? Talvez. Apesar do Ben ter dito que ela nasce na Inglaterra no episódio 2 dessa temporada.

7ª Cena
Uma das partes mais estranhas do episódio foi o vídeo de orientação da Iniciativa Dharma sobre a Orquídea, ter chegado a um ponto em que começou repentinamente a andar para trás como se alguém o tivesse rebobinado. Logo quando o Dr. Edgar Halliwax iria teletransportar o coelho no tempo.
Eu diria que neste exato momento em que a fita começou a retroceder (conhecidentemente no mesmo momento em que estavam teletransportando o coelho) foi o momento em que o coelho estava se separando do tempo. Eu diria que não foi um defeito a fita, mas se o Locke tivesse esperado o momento e não tivesse apertado o botão de stop, veríamos o resultado desta experiência. Posso estar totalmente certo ou totalmente errado.

8ª Cena
Primeiro momento em que os losties sobrevoam a ilha depois de terem enfrentado longos 3 meses na ilha em condições precárias (principalmente nesses últimos dias). Logo que decolaram e enquanto sobrevoavam a imensa ilha, foi possível sentir o alívio junto a eles de estarem a um passo de sairem deste local. O que ajudou muito também o foi a trilha do magnífico Michael Giacchino.

9ª Cena
A cena (ou uma das) que mais chocou os telespctadores de Lost, o momento em que Sawyer pula do helicóptero para poder salvar o pessoal. Quem aínda tinha dúvidas de que o Sawyer tinha mudado agora pode ter certeza. Costumávamos a ver o garanhão sendo egoísta e muitas vezes babaca, mas depois desta cena tivemos a certeza de que Sawyer mudou e se tornou um verdadeiro herói. Vale lembrar que ele já tinha começado a mudar desde quando matou o "Antony Cooper", porém só demonstrou essa mudança a partir do episódio 9.
Outra coisa nesta cena é que podemos perceber o momento em que ele pede para Kate o favor de qual a própria se referiu no episódio 10. Esse foi o momento em que ele pediu (acredito eu) para que Kate ajudasse Cassid com sua filha Clementina, quando falou no seu ouvido antes de pular do helicóptero.
E também vale destacar o beijo que estavam especulando sobre o final da temporada. A única coisa que sabiamos é que o beijo ia ser um "beijo espetácular". E aí? Concordam?

10ª Cena
Esse é o momento em que confirmamos que Sayid está trabalhando para Ben, única e exclusivamente para proteger os Oceanic Six do grupo que os cercam. Que grupo seria esse? O de Charles Widmore. Sayid comenta também que eles estão sendo vigiados a todo o instante. Antes mesmo de entar no Hospício para falar com o Hurley ele tinha matado um. Hurley se quer pôde falar o nome de John Locke.
Outra coisa que podemos nos perguntar é se o Hurley realmente consegue falar com os mortos ou ele está ficando biruta mesmo. Pois ele diz estar jogando xadrez com o Sr. Eko, eu acredito que ele não esteja ficnado biruta, e sim na primeira opção.

11ª Cena
Podemos destacar também duas coisas em uma única cena, a primeira foi o ato de heroísmo de Michael de ter ficado para trás e ter mandado Desmond e Jin se salvarem (o que me fez mudar minha opinião sobre ele), e a outra foi a aparição de Cristian Shepard falando que Michael poderia ir agora. Acredio que Cristian seja o porta-voz da ilha, e em meio daquela história toda do Michael não poder se matar pois a ilha não iria deixar, não enquanto ele tivesse um trabalho a fazer, eu acredito que no momento em que Michael teve aquela atitude o trabalho dele foi cumprido, e assim o deixando finalmente morrer.

12ª Cena
Essa cena eu precisei destacar por vários motivos, essa é a cena em que o cargueiro explode. Sem dúvida a cena mais emocionante de todo o episódio, e não importa quantas vezes se assista, você fica comovido em todas. A sequência de cenas, a trilha sonora, diversas coisas fizeram desta cena o que vimos ontem.
Mas a atuação de mestre que fez a cena ficar completa foi a de Yunjin Kim, a Sun. Ela nos demonstrou naquela cena todo o desespero de estar presente e não poder fazer nada. Eu ja adorava a Yunjin Kim desde o começo da série, a Sun era uma das minhas personagens preferidas, e depois desta cena que chocou a todos, só aumentou minha adimiração e adoração por ela.

13ª Cena
Uma cena também com a Sun, mas que com certeza fará parte do rumo que a história irá toamar. Logo depois de comprar parte das ações da empresa de seu pai, Sun foi até a Inglaterra atrás do Sr. Widmore. Sun tentou neste encontro, fazer uma aliança a Widmore para conseguir re-encontrar a ilha, uma vez que ela foi movida no espaço e no tempo. Mas será que a Sun estava em perfeito juízo naquele momento ou somente movida pelo coração na esperança de encontrar seu marido? Pois ela foi negociar justo com o homem que está atrás de todos os Oceanic Six, inclusive dela. Porém é possível também que após esse encontro, o Widmore reavalie suas intenções em correr atrás dos cinco e apenas se empenhe em buscar a ilha ao lado da coeana.

14ª Cena
John Locke, o futuro "Ben" da ilha. Agora todas as ações a atitudes dos "outros" serão lideradas por esse homem, mas qual seá o caminho que John vai seguir? Qual será as revelações que Alpert irá fazer a John sobre as reais intenções deste grupo? E como John conseguirá restaurar tudo o que foi perdido ao longo desses últimos meses em relação às casas, pessoas e até mesmo o recurso financeiro que Benjamin tinha para poder fazer suas viagens fora da ilha? Tudo isso é aínda uma incógnita até mesmo para o próprio Locke.

15ª Cena
Talvez a cena que tenha rendido mais polêmicas em torno dela: a mudança da ilha. Benjamin conseguiu realmente mudar a ilha no espaço e no tempo, mas como foi possível isso? Ele entrou na estação Orquídea, fez um buraco na parede e passou por um túnel de pedra que daria em um locar gelado, após rodar uma espécie de alavanca ele também sofreu as consequências e foi levado a um local fora da ilha (que ja teriamos visto no episódio 9 onde ele aparecia misteriosamente no Deserto do Sahaara). Foi possível ver a surpresa em seu rosto ao ter aparecido naquele local, mas se tratando de Ben, ele logo deu um jeito de se safar de certas situações. Mas o que mais me intrigou nisso tudo foi que o próprio Ben fala para Locke que quem mover a ilha, nunca poderia voltar. Mas será que Ben nunca mais poderá voltar? Então porque ele estva em busca da ilha novamente logo depois de ter falado com Charles Widmore? Suas tentativas não estariam sendo em vão?
Depois de ter visto ao final desses dois últimos episódios algo me veio em mente. Uma vez que Ben não poderia voltar para ilha, ele não estaria tentando colar nos Oceanic Six (que estes realmente precisam voltar) para ter sua passagem garantida para a ilha? Por que acho que se ele estiver sozinho, ele não consguirá, mas uma vez que esteja ao lado de pessoas predestinadas a voltar ele poderia conseguir, ou até mais que isso, poderia estar usando o artifício de que estaria levando o Locke de volta. Acho que é mais ou menos por aí.

16ª Cena
O encontro de Desmond e Penny foi uma das coisas que eu menos esperava que acontecesse neste último episódio da quarta temporada. Esperava que esse encontro acontecesse mais pra frente da história, o que neste sentido me agradou muito o fato de Desmond e Penny (o casal de Lost) estarem juntos. E além disso, Penny contribuir para a mentira do acidente (mentira essa para principalmente enganar seu pai).

17ª Cena
A última cena da temporada e para todos que não leram spoilers, a mais chocante. Quem esperaria que fosse John Locke o homem do caixão? Com certeza ninguém. John Locke que estava usando o falso nome: Jeremy Bentham para não atrair as atenções do pessoal de Widmore, era o homem do caixão que desde o fim da terceira temporada tem prolongado nossas dúvidas. Mas o que Locke fazia alí, fora da ilha? Certamente Locke foi tentar alertar a todos os Oceanic Six que necessitavam voltar á ilha, trabalho esse que depois de morto Jack vem tentando fazer, agora com ajuda de Ben. Mas como será que Locke morreu? No jornal dizia suicídio, mas quem não conhece o que Widmore é capaz ou consegue fazer?

E aí, concordam com o que eu falei? Acham que alguma cena importante ficou de fora? Escreva para agente por e-mail ou poste aqui o seu comentário. Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

muito bacana todos esses detalhes minuciosamente detalhados no blog...
realmente dois episodios arrebatadores, conferindo os ultimos nós nos eventos q marcaram essa q foi a temporada mais inovadora da serie!

Anônimo disse...

Sobre o Walt. Eu vejo ele como o novo Locke, assim como Alpert foi visitar Locke diversas vezes, agora Locke foi visitar Walt para ver se ele estava pronto para “ingressar na ilha”.

De resto não tenho muito o que especular, seus pensamentos são idênticos aos meus, agora precisamos que outros falem também ^^

Também tenho que confessar que chorei na cena do encontro de Penny e Des, acompanho com tanto fervor a historia dos dois que naquele momento era como se eu fosse o Desmond e estive encontrando depois de anos a mulher que eu amo. Foi uma final feliz para a historia deles, só nos resta saber se esse final deles foi o final mesmo ou se teremos mais pela frente.