quarta-feira, 4 de junho de 2008

Teoria sobre o "monstro de fumaça"

O monstro não passa nada mais nada menos do que partículas de metal que ao entrarem em contato com a força magnética da ilha tomam a forma de uma espécie de fumaça preta. Todos os estragos feitos na ilha por essa criaturas são justificáveis pelo metal que é contido em sua forma, isso explica também como a fumaça é capaz de agarra e arremessar longe objetos sólidos, por exemplo, pessoas. O monstro virou uma espécie de temor por todos os habitantes dela, principalmente os "losties", sem saberem e nem desconfiarem na verdade das reais intenções desse experimento bem sucedido.

A ilha possui diversos "poderes" sobrenaturais, disso ninguém mais tem dúvida (só o Jack), sendo assim uma espécie de "pilha" da ilha, a que fornece energia, e consequentemente meio que liga a fumaça preta como um radar. Ben, dentro da sua casa na vila dos outros, tem o poder de decidir quando e onde essas partículas de metais tem que agir. Como vimos no episódio 9 da quarta temporada, o Ben entrou em uma sala secreta atrás de um armário, onde atrás de um guarda roupa nesta sala secreta possuia uma outra porta por onde "ligou" o monstro de fumaça, por isso ele possuia algum tipo de sujeira em suas mãos quando voltou. É basicamente feito assim, o Ben entra na sala secreta, passa para a outra sala secreta que está dá direto em um tipo de "escotilha particular" do Ben, só nesta escotilha tem uma chave especial (mais ou menos como vimos no episódio 24 da segunda temporada, a que o Desmond girou) onde ele ao girar a chave, aciona o eletromagnetísmo da ilha que "acorda" o monstro de fumaça. O monstro de fumaça fica em um tipo de reservatório dessa escotilha, onde Ben tem que liberar o acesso dele para a ilha. Logo depois de invocar o monstro, o Ben apenas sinaliza em um tipo de mapa subterrâneo da ilha onde o monstro tem que chegar, e tudo que vier pela frente será esmagado, por isso ele disse a todos da vila no episódio 9 que tinham que sair da casa em um minuto.

Ben não o usa com tanta freqência, apenas para 3 tipos de serviços. O primeiro acabamos de falar, é pra destruir e matar tudo que vier pela frente. Um exemplo disto é: Vimos que o Ben descobriu que tinha um tumor na espinha um pouco antes do avião cair e que queria mais mulheres grávidas na ilha para que a Juliet realizasse seu trabalho, visto isso, logo que o avião caiu na ilha, após o Ben leva a Juliet para ver sua irmã (provar a ela que Jacob a tinha curado) ele usou o monstro de fumaça para ir á cabine do avião e destruir qualquer possibilidade de encontrarem a ilha (caixa preta, transmissor, etc.) , logo, por isso vimos que no episódio Piloto, o monstro ataca o piloto do avião e a todos da parte da cabine. Agora, a seunda finalidade que Ben usa para o monstro de fumaça é para atravéz do olhar das pessoas, capturar flashs de suas lembranças e pensamentos, seja como pessoas, lugares e atitudes. É assim que o Ben consegue informações de algumas pessoas da ilha (das que ja viram o monstro), como o Locke (apartir daí que o Ben viu que o Locke estava na ilha, fez de tudo para capiturá-lo, o arrastou para um buraco quando ele estava indo explodir a tampa da escotilha (o buraco que daria a estação em que ativa o monstro), fingiu ser Henry Gale, etc. Foi no encontro de Locke com o monstro que Ben descobriu a sua relação com Antony Cooper (através dos flashes captados pelo monstro). Ben usou o monstro para encontrar com Eko , e nesse encontro descobriu que ele matou dois de seu grupo e logo, quando teve chance (mas precisamente logo depois de Mikhail o avisar de que os losties estavam em uma determinada escotilha, pois os losties o viram através da estação de monitoramento (episódio 5)), mandou o monstro atrás dele para matá-lo. E a última finalidade é usar o monstro para conferir trabalhos ordenados por Ben, como exemplo temos as "fotografias" que o monstro tirou de Juliet enquanto estava algemada à Kate para conferir se a mesma estava fazendo o seu trabalho conforme mandado (se infiltrar no grupo dos sobreviventes e fazer uma relação das mulheres possivelmente grávidas no acampamento para Ryan e o seu pessoal sequestrarem).

Tantas finalidades para o monstro de fumaça usadas por Ben, no entanto ele não sabe da existência de uma, porém sim utilizada por Jacob. Quer saber qual é? Aguarde a terceira teoria do Escotilha Brasil! Até mais e comentem!!!

Um comentário:

Unknown disse...

boa teoria...
especialmente quando se refere aos interesses q ben teve em utilizar essa entidade misteriosa (q eh o monstro de fumaca) em prol de interesses especificos!