sexta-feira, 6 de junho de 2008

Quem seria Jeremy Bentham?

Bom, final de temporada e todo mundo se perguntando, e aí, quem seria esse tal de Jeremy Bentham? Bom, esse foi o nome falso usado pelo Locke para não ser reconhecido depois de ter saído da ilha, porém não dera muito certo, causando assim a sua morte (mas que supostamente seria suídio). Mas em meio a tantas surpresas do final da quarta temporada acabaram esquecendo de um dos detalhes criados pelos produtores de Lost, quem seria esse tal de Jeremy Bentham. Bom, é isso o que nós aqui do Escotilha Brasil pretendemos responder. Abaixo segue um resumo de quem seria esse Bentham para que nós, fãs, não fiquemos perdidos meio a tantos segredos e dúvidas de mais um capítulo intrigante.

Jeremy Bentham (15 de fevereiro de 1748 – 6 de junho de 1832) foi um filósofo e jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill, difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade.
Conhecido também pela idealização do panoptismo, que corresponde à observação total, a tomada integral por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo.

Em 1789 concebeu o panóptico, que foi pensado como um projeto de prisão modelo para a reforma dos encarcerados. Mas por vontade expressa do autor, foi também um plano exemplo para todas as instituições educacionais, de assistência e de trabalho, uma solução econômica para os problemas do encerramento e o esboço de uma sociedade racional.
Foi quem primeiro utilizou o termo deontologia ('deon', dever + 'logos', ciência) para definir o conjunto de princípios éticos aplicados às atividades profissionais.

Para ler mais CLIQUE AQUI.

Conhecidência ou não, hoje faz exatos 176 anos que o Jeremy Bentham morreu, um homem que como você viu, tinha muito em comum com o John Locke. Isso só reafirma mais aínda a minha paixão por Lost, provando assim que os produtores não fazem apena um série rica em detalhes, porém uma série rica em "riqueza" de detalhes (que é aínda mais difícil)!

3 comentários:

Unknown disse...

muito interessante as inumeras referencias filosoficas em lost...
rousseau, john locke e agora jeremy bentham...
dentre muitas citacoes de obras desses grandes pensadores

Unknown disse...

Independentemente foi uma longa série, ainda está sendo causada sucesso recondando. Agora, o produtor do mesmo, está liderando The Leftlovers, uma nova série com apenas uma temporada começou a conquistar o público com uma história cheia de mistério.

fernando disse...

vendo lost em agosto de 2019 uhull puta série que assiti em 2004 pela primeira vez.. nostalgia assistir novamente